30.9.05

DOENÇA E INCONSCIENTE

PARA VER MENSAGENS MAIS ANTIGAS


AS MENSAGENS MAIS ANTIGAS DESTE BLOG ESTÃO ARQUIVADAS POR MÊS. PARA VÊ-LAS, CLIQUE SOBRE O RESPECTIVO MÊS, NO FINAL DA COLUNA À ESQUERDA DESTA PÁGINA.


.

27.9.05

OPÇÃO PARA CONSEGUIR REMÉDIOS IMPORTADOS

Amigos, este assunto não é exatamente o foco do nosso Blog , mas é uma informação que pode ajudar alguém que esteja precisando de remédio importado. Leiam e divulguem entre os amigos, por favor.

No prédio da Varig, anexo ao Aeroporto Santos Dumont, existe a facilidade de aquisição de medicamentos importados. Se vocês conhecem alguém que precisa tomar remédios importados, esta é uma boa dica.

A Fundação Rubem Berta, em parceria com a VARIG, presta um serviço de caráter humanitário na compra de medicamentos não fabricados no Brasil, sem qualquer ônus quanto aos serviços de compra e transporte, ficando a cargo do solicitante somente o custo do medicamento.

O contato deve ser feito por meio do setor de medicamentos: VARIG - Aeroporto de Congonhas, portaria 3, com Simone (Medhelp) - Fone: (11) 5091-2250.
Alguém pode estar precisando e não tem conhecimento disso ! Só quem está precisando sabe o valor deste e-mail.



.

26.9.05

PRONTO-SOCORRO PSICOLÓGICO:

CVV - CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA

Em 1962, em São Paulo, foi fundado o Centro de Valorização da Vida, em decorrência do aumento do suicídio nas grandes metrópoles, tendo como objetivo a prevenção ao suicídio, através do apoio emocional oferecido por pessoas voluntárias às pessoas angustiadas, solitárias ou mesmo sem vontade de viver. Assim, iniciava-se o Programa CVV ou simplesmente CVV.

O Centro de Valorização da Vida como instituição, é reconhecido como Entidade de Utilidade Pública Federal pelo Decreto Lei nº 73.348 de 20 de dezembro de 1973, e desenvolve também outras atividades filantrópicas como o Hospital Francisca Julia, para doentes mentais sem recursos.

Quanto ao CVV, que é um programa de prevenção ao suicídio e valorização da vida, adotado por diversas instituições mantenedoras pelo Brasil, e concretizando-se como Posto CVV, se caracteriza por ser movimento filantrópico, civil sem fins lucrativos e desvinculado de religiões e política.

Conta com 2.500 voluntários, 57 postos distribuídos pelo Brasil, que colocam-se gratuitamente a disposição de todos que sentem solidão, angústia, desespero e desejam desabafar.

Clique aqui para ver a lista das cidades e respectivos telefones do CVV no Brasil.

.

QUANDO AS FACILIDADES PREJUDICAM

"... agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar... As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito." (Chico Xavier)


.

23.9.05

ARQUIVOS DO INCONSCIENTE

"Do vastíssimo oceano da nossa psique, emerge uma pequenina ilha; é o nosso consciente, do qual o Ego é o centro. Ao consciente cabe a área da atenção, da direção dos pensamentos, da elaboração mental das informações recebidas. Tudo isto forma um complexo chamado Ego.

Segundo Jung, o Ego é um dado complexo, formado primeiramente por uma percepção geral do nosso corpo e existência, e a seguir, pelos registros da nossa memória. Todos temos uma certa idéia de já termos existido, quer dizer, de nossa época em vidas passadas; todos acumulamos uma longa série de recordações. Esses dois fatores são os principais componentes do Ego, que nos possibilitam considerá-lo como um complexo de fatos psíquicos. A força de atração desse complexo é poderosa como a de um ímã: é ele que atrai os conteúdos do inconsciente, daquela região obscura sobre a qual nada se conhece. Ele também chama a si as impressões do exterior que se tornam conscientes do seu contato. Caso não haja esse contato, tais impressões permanecerão inconscientes." Clique aqui para ler a íntegra deste texto de Márcia Villas-Bôas.

.

21.9.05

PRONTO-SOCORRO PSICOLÓGICO


SE PRECISAR DE UM OMBRO AMIGO, É SÓ LIGAR PARA ELES

Aqui estão algumas informações que podem ser muito úteis para quem precisar de uma palavra ou um ombro amigo num momento difícil. São serviços do gênero "pronto-socorro espiritual", mantidos por instituições humanitárias e voluntários treinados para isso. Por enquanto, tenho os telefones de Brasília-DF. Em breve, vou colocar aqui telefones de outras regiões.

Além dos telefones, reproduzo uma matéria do jornal Correio Braziliense, que explica em detalhes o que são e como funcionam esses serviços:


" Existem várias formas de ajudar o próximo. Algumas pessoas escolheram dar sua contribuição ouvindo aflições e desabafos de desconhecidos — gente que, na falta de um ombro amigo, recorre a um voluntário anônimo para compartilhar angústias, incertezas e até pedir conselhos por meio do telefone. A garantia de sigilo absoluto conquista em pouco tempo a confiança de quem precisa de ajuda. Do outro lado da linha, uma voz calma e amiga transmite mensagens de otimismo, fé e amor ou simplesmente se cala para escutar. Eles são estudantes, donas-de-casa, advogados, professores, profissionais liberais. Cidadãos comuns que doam parte do seu tempo movidos pelo simples desejo de ver as pessoas mais felizes.


Em Brasília, há vários serviços desse tipo. O mais antigo é o Prose Palavra Amiga (veja quadro), grupo da Igreja Católica que completará 30 anos em dezembro. Mas nem todos os serviços são ligados a uma religião. Há também aqueles movidos por causas sociais, como o Disque Cidadania Homossexual e a Central de Valorização do Idoso (CVI), ou ainda os que não seguem nenhuma doutrina ou causa social e adotam linhas não diretivas. Ou seja, onde o plantonista ajuda sem interferir na decisão do atendido. Nesse último grupo estão o Centro de Valorização da Vida (CVV), a Central de Paz e Otimismo (CEO) e a Associação Nacional Amigos para Sempre. ‘‘A base do trabalho é o amor ao próximo, que impulsiona a vontade de ajudar’’, resume o fundador da CEO, o escritor Lourival Lopes.

Antes de prestar atendimento, os voluntários são treinados. Veja como se tornar um deles ou a quem recorrer na hora em que se sentir sozinho e precisar conversar com um amigo.


-->0800 611 024 Disque Cidadania Homossexual

Horário de funcionamento: das 12h às 24h. O programa é uma parceria entre o grupo GLS Atitude e a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, do Ministério da Justiça. O objetivo é orientar e encaminhar, aos órgão competentes, denúncias sobre violência, discriminação e preconceito contra homossexuais, além de prestar assessoria psicológica. O serviço também atende homossexuais que precisam conversar sobre problemas e pedir conselhos. Para ajudar — Os voluntários precisam ser maiores de 18 anos. Homossexuais têm preferência para trabalhar no setor de atendimento. Informações: 3323-2561 ou pelo e-mail
(atitude@brturbo.com.br).


3244-0672 Prose Palavra Amiga


Horário de funcionamento: das 8h às 22h. Atendimento pessoal, aos domingos, das 16h às 18h, na sede do Prose — Santuário Nossa Senhora de Fátima (906 Sul). Entidade católica sem fins lucrativos. Atende pessoas que precisam conversar, sem interferir na decisão do atendido. As orientações obedecem os princípios da Igreja Católica. O Prose também divulga mensagens e preces, durante 24 horas, pelos telefones: 3242-6650, 3242-6653 e 3242-6679. Para ser voluntário é preciso ter mais de 18 anos, ter disponibilidade de, no mínimo, duas horas semanais e fazer um treinamento, que acontece uma vez por ano.


3038-4000 Telecristo

Horário de funcionamento: das 8h às 24h. Pertence à Igreja Batista Central de Brasília. Recebe pedidos de oração, faz aconselhamento e atendimento personalizado para pessoas com problemas. O atendimento é feito por voluntários, fiéis da igreja.


9975-0339 Associação Nacional Amigos para Sempre

Atendimento: com o psicólogo Alder Lane Bonfim. Reunião de grupo, todas as quartas-feiras, às 20h, na Igreja São Camilo (303/304 Sul), sala 8. Promover a paz, a amizade e a solidariedade humana. O grupo não possui qualquer vínculo com religião. A associação também realiza atendimentos pessoais, individuais ou por telefone. Todo o trabalho é sigiloso e gratuito.

Para participar — Basta ter sentimento de solidariedade ao próximo. Os menores devem ter autorização dos pais. A associação recebe doações de agasalhos e alimentos não perecíveis. As arrecadações são destinadas às pessoas doentes ou cadastradas pela Igreja São Camilo (303/304 Sul).


3345-2017 Disque Socorro Espiritual

Horário de funcionamento: durante 24 horas. Oferecido pela Igreja Batista Pentecostal das Maravilhas. Atende pedidos de oração, dá conselhos e conversa com pessoas que precisam de uma palavra amiga.


3226-0631 Central de Paz e Otimismo (CEO)

Horário de funcionamento: das 8h às 22h. Instituição sem fins lucrativos dedicada a dar ânimo às pessoas. O atendimento pessoal é feito por voluntários, que adotam uma linha não diretiva. A CEO também possui um telefone (3225-0900) com divulgação de preces e mensagens, durante 24 horas.

Como ajudar: Os voluntários precisam ser maiores de 18 anos, ter disponibilidade de quatro horas por semana e participar de um treinamento, que acontecem duas vezes por ano.


3326-4111 Centro de Valorização da Vida (CVV)

Horário de funcionamento: 24 horas. Atendimento pessoal, na sede do CVV (Edifício Brasília Rádio Center, Sobreloja 5), das 7h às 20h. O CVV foi inspirado no grupo Samaritanos, fundado na Inglaterra, após a Segunda Guerra Mundial, pelo sacerdote anglicano Shad Varah. Ao dar extrema-unção a uma jovem que se suicidou por pensar que tinha uma doença grave, quando na verdade estava apenas menstruada, Shad percebeu a carência de diálogo entre as pessoas. O grupo chegou em Brasília em setembro de 1979. Desde então, os voluntários se revezam durante 24 hora para atender, gratuitamente, pessoas que, em momentos difíceis, desejam desabafar suas angústias e sofrimento. O Centro também possui um trabalho de prevenção ao suicídio. Como ajudar: Os voluntários precisam ter mais de 18 anos, ter disponibilidade de quatro horas e meia por semana e participar de um treinamento, realizado duas vezes por ano. 0800 644 1401 Central de Valorização do Idoso (CVI) Horário de funcionamento: das 8h às 17h. Atendimento pessoal, no mesmo horário, na sede do CVI (Quadra 511 Norte, Edifício Bittar III, 3º andar, sala 306). Além de receber denúncias de maus tratos aos idosos, tirar dúvidas sobre aposentadoria, prestar assistência jurídica e psicológica e fornecer informações sobre grupos de terceira idade, também é um espaço para os idosos que queiram conversar.


3322-2266 Disque Direitos Humanos da Mulher

Horário de funcionamento: das 8h às 12h e das 13h às 17. Atendimento pessoal, no mesmo horário, no SRTVS, Bloco I, Edifício Palácio da Imprensa, Quadra 701, 5º andar. Pertence ao Conselho dos Direitos da Mulher do DF. Presta assistência jurídica, recebe denúncias de maus tratos contra a mulher, além de atender mulheres que desejam conversar sobre os problemas. "



.

PALAVRAS AO CORAÇÃO


"Tudo o que Jesus falou no Sermão da Montanha foi ao coração, ao sentimento. Não disse nada ao raciocínio, porque é pela inteligência que caímos. Ele não disse: Bem-aventurados os inteligentes. Chegou mesmo, certa vez, a dar graças ao Pai por ter ocultado os segredos do céu aos sábios e inteligentes. Quem cai pelo amor, o próprio motivo da queda faz que se reerga, mas quem cai pela inteligência não se sente caído." ( Chico Xavier ). Para ver outras frases de Chico Xavier, clique aqui.




.

20.9.05

UMA FILOSOFIA PARA O NOSSO TEMPO

Por que estamos vendo tanto sofrimento no mundo? Como interpretar os dramas e tragédias atuais? O que fazer diante de tudo isso?

Uma das doutrinas que procuram oferecer explicações lógicas é o Racionalismo Cristão. Não pretende ser uma religião, mas uma filosofia para o nosso tempo.

Segundo essa filosofia, "estudar a Doutrina e submeter o que vai lendo ao crivo da razão é o caminho indicado para as pessoas que, como você, desejam se esclarecer, e não renunciar ao seu direito de ser independentes para pensar, raciocinar e tirar suas próprias conclusões. O conhecimento da vida real, ou espiritual, não pode ser alcançado por aqueles que, sem raciocinar e imbuídos de misticismo, se limitam a repetir "verdades" dogmáticas e conceitos concebidos em épocas obscurantistas, os quais a razão, o bom senso e a ciência não podem admitir como verdadeiros... A solução está em você mesmo. Esta Doutrina, além de importantes esclarecimentos sobre a vida espiritual, lhe oferece orientações seguras para você resolver, por si mesmo, seus problemas, mesmo os de caráter psíquico, tais como depressão, alcoolismo, visões, angústia, ansiedade, obsessão, manias, fobias e outros. Ou seja, vai lhe ensinar que está em você mesmo a solução de seus problemas." Clique aqui para entrar no site do Racionalismo Cristão.



.

15.9.05

QUANDO O SILÊNCIO É SÁBIO

Mensagem extraída do Evangelho de Chico Xavier .

.

13.9.05

DEPENDENTES DE SEXO E AMOR

SAIBA COMO É POSSÍVEL AJUDAR NA RECUPERAÇÃO
DE PESSOAS DEPENDENTES DE SEXO E AMOR

Ser dependente de sexo e amor não é exclusividade de ninguém. Muitas pessoas são vítimas desse tipo de dependência, que pode ser tão prejudicial e destrutiva como outras formas de dependência.

Esse assunto vem sendo estudado há um bom tempo e já existe consenso sobre muita coisa, principalmente sobre alguns métodos eficazes de ajuda aos dependentes de sexo e amor.

O DASA, por exemplo, é uma irmandade orientada pelos Doze Passos e as Doze Tradições, baseada no modelo pioneiro de Alcóolicos Anônimos.

Na abordagem DASA, a recuperação se basea no desejo de parar de atuar com o comportamento pessoal adictivo no dia-a-dia. Além disso, os membros da irmandade podem procurar uns aos outros, praticar os Doze Passos e as Doze Tradições de DASA e desenvolver um relacionamento com um Poder Superior para evitar as conseqüências destrutivas de um comportamento adictivo relacionado a dependência por sexo, amor, relacionamentos românticos, emocionais e anorexia sexual, social e emocional. Encontrou-se um denominador comum nos padrões compulsivos e obssessivos que torna qualquer diferença pessoal de sexo, gênero ou orientação sexual irrelevantes

Clique aqui para entrar no site para Dependentes de Amor e Sexo Anônimos.


.

11.9.05

AS PALAVRAS QUE PROFERIMOS
TRAÇAM O NOSSO DESTINO.

"Basta melhorar o modo de empregar as palavras, a atitude mental e a expressão fisionômica para fazermos com que o cotidiano sombrio e infeliz se torne radioso e feliz, o corpo doentio se torne saudável, repleto de vitalidade, e a nossa vida tome o rumo que desejamos."

(Do livro A Verdade da Vida, vol. 1 - Masaharu Taniguchi)


Clique aqui para acessar o site da Seicho-no-ie.



.

2.9.05


FLORES RARAS


Conta-se que havia uma jovem que tinha tudo, um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que lhe rendia um bom salário e uma família unida.

O problema é que ela não conseguia conciliar tudo. O trabalho e os afazeres lhe ocupavam quase todo tempo e ela estava sempre em débito em alguma área. Se o trabalho lhe consumia tempo demais, ela tirava dos filhos, se surgiam imprevistos, ela deixava de lado o marido...

E assim, as pessoas que ela amava eram deixadas para depois até que um dia, seu pai, um homem muito sábio, lhe deu um presente:
Uma flor muito rara, da qual só havia um exemplar em todo o mundo.

O pai lhe entregou o vaso com a flor e lhe disse: filha, esta flor vai lhe ajudar muito mais do que você imagina!

Você terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, e, às vezes, conversar um pouquinho com ela. Se assim fizer, ela enfeitará sua casa e lhe dará em troca esse perfume maravilhoso. A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual.

Mas o tempo foi passando, os problemas surgiam, o trabalho consumia todo o seu tempo, e a sua vida, que continuava confusa, não lhe permitia cuidar da flor.

Ela chegava em casa, e as flores ainda estavam lá, não mostravam sinal de fraqueza ou morte, apenas estavam lá, lindas, perfumadas. Então ela passava direto.

Até que um dia, sem mais nem menos, a flor morreu. Ela chegou em casa e levou um susto!

A planta, antes exuberante, estava completamente morta, suas raízes estavam ressecadas, suas flores murchas e as folhas amareladas.

A jovem chorou muito, e contou ao pai o que havia acontecido.

Seu pai então respondeu: eu já imaginava que isso aconteceria, e, infelizmente, não posso lhe dar outra flor, porque não existe outra igual a essa. Ela era única, assim como seus filhos, seu marido e sua família.

Todos são bênçãos que o senhor lhe deu, mas você tem que aprender a regá-los, podá-los e dar atenção a eles, pois assim como a flor, os sentimentos também morrem.

Você se acostumou a ver a flor sempre lá, sempre viçosa, sempre perfumada, e se esqueceu de cuidar dela.

Por fim, o pai amoroso e sábio concluiu:

Filha! Cuide das pessoas que você ama!

(Mensagem extraída do site www.momento.com.br )

1.9.05

PAZ, JUSTIÇA E PERDÃO

.......
"NÃO HÁ PAZ SEM JUSTIÇA.
NÃO HÁ JUSTIÇA SEM PERDÃO"
(João Paulo II)
.
...
..