21.9.05
PRONTO-SOCORRO PSICOLÓGICO
SE PRECISAR DE UM OMBRO AMIGO, É SÓ LIGAR PARA ELES
Aqui estão algumas informações que podem ser muito úteis para quem precisar de uma palavra ou um ombro amigo num momento difícil. São serviços do gênero "pronto-socorro espiritual", mantidos por instituições humanitárias e voluntários treinados para isso. Por enquanto, tenho os telefones de Brasília-DF. Em breve, vou colocar aqui telefones de outras regiões.
Além dos telefones, reproduzo uma matéria do jornal Correio Braziliense, que explica em detalhes o que são e como funcionam esses serviços:
" Existem várias formas de ajudar o próximo. Algumas pessoas escolheram dar sua contribuição ouvindo aflições e desabafos de desconhecidos — gente que, na falta de um ombro amigo, recorre a um voluntário anônimo para compartilhar angústias, incertezas e até pedir conselhos por meio do telefone. A garantia de sigilo absoluto conquista em pouco tempo a confiança de quem precisa de ajuda. Do outro lado da linha, uma voz calma e amiga transmite mensagens de otimismo, fé e amor ou simplesmente se cala para escutar. Eles são estudantes, donas-de-casa, advogados, professores, profissionais liberais. Cidadãos comuns que doam parte do seu tempo movidos pelo simples desejo de ver as pessoas mais felizes.
Em Brasília, há vários serviços desse tipo. O mais antigo é o Prose Palavra Amiga (veja quadro), grupo da Igreja Católica que completará 30 anos em dezembro. Mas nem todos os serviços são ligados a uma religião. Há também aqueles movidos por causas sociais, como o Disque Cidadania Homossexual e a Central de Valorização do Idoso (CVI), ou ainda os que não seguem nenhuma doutrina ou causa social e adotam linhas não diretivas. Ou seja, onde o plantonista ajuda sem interferir na decisão do atendido. Nesse último grupo estão o Centro de Valorização da Vida (CVV), a Central de Paz e Otimismo (CEO) e a Associação Nacional Amigos para Sempre. ‘‘A base do trabalho é o amor ao próximo, que impulsiona a vontade de ajudar’’, resume o fundador da CEO, o escritor Lourival Lopes.
Antes de prestar atendimento, os voluntários são treinados. Veja como se tornar um deles ou a quem recorrer na hora em que se sentir sozinho e precisar conversar com um amigo.
-->0800 611 024 Disque Cidadania Homossexual
Horário de funcionamento: das 12h às 24h. O programa é uma parceria entre o grupo GLS Atitude e a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, do Ministério da Justiça. O objetivo é orientar e encaminhar, aos órgão competentes, denúncias sobre violência, discriminação e preconceito contra homossexuais, além de prestar assessoria psicológica. O serviço também atende homossexuais que precisam conversar sobre problemas e pedir conselhos. Para ajudar — Os voluntários precisam ser maiores de 18 anos. Homossexuais têm preferência para trabalhar no setor de atendimento. Informações: 3323-2561 ou pelo e-mail (atitude@brturbo.com.br).
3244-0672 Prose Palavra Amiga
Horário de funcionamento: das 8h às 22h. Atendimento pessoal, aos domingos, das 16h às 18h, na sede do Prose — Santuário Nossa Senhora de Fátima (906 Sul). Entidade católica sem fins lucrativos. Atende pessoas que precisam conversar, sem interferir na decisão do atendido. As orientações obedecem os princípios da Igreja Católica. O Prose também divulga mensagens e preces, durante 24 horas, pelos telefones: 3242-6650, 3242-6653 e 3242-6679. Para ser voluntário é preciso ter mais de 18 anos, ter disponibilidade de, no mínimo, duas horas semanais e fazer um treinamento, que acontece uma vez por ano.
3038-4000 Telecristo
Horário de funcionamento: das 8h às 24h. Pertence à Igreja Batista Central de Brasília. Recebe pedidos de oração, faz aconselhamento e atendimento personalizado para pessoas com problemas. O atendimento é feito por voluntários, fiéis da igreja.
9975-0339 Associação Nacional Amigos para Sempre
Atendimento: com o psicólogo Alder Lane Bonfim. Reunião de grupo, todas as quartas-feiras, às 20h, na Igreja São Camilo (303/304 Sul), sala 8. Promover a paz, a amizade e a solidariedade humana. O grupo não possui qualquer vínculo com religião. A associação também realiza atendimentos pessoais, individuais ou por telefone. Todo o trabalho é sigiloso e gratuito.
Para participar — Basta ter sentimento de solidariedade ao próximo. Os menores devem ter autorização dos pais. A associação recebe doações de agasalhos e alimentos não perecíveis. As arrecadações são destinadas às pessoas doentes ou cadastradas pela Igreja São Camilo (303/304 Sul).
3345-2017 Disque Socorro Espiritual
Horário de funcionamento: durante 24 horas. Oferecido pela Igreja Batista Pentecostal das Maravilhas. Atende pedidos de oração, dá conselhos e conversa com pessoas que precisam de uma palavra amiga.
3226-0631 Central de Paz e Otimismo (CEO)
Horário de funcionamento: das 8h às 22h. Instituição sem fins lucrativos dedicada a dar ânimo às pessoas. O atendimento pessoal é feito por voluntários, que adotam uma linha não diretiva. A CEO também possui um telefone (3225-0900) com divulgação de preces e mensagens, durante 24 horas.
Como ajudar: Os voluntários precisam ser maiores de 18 anos, ter disponibilidade de quatro horas por semana e participar de um treinamento, que acontecem duas vezes por ano.
3326-4111 Centro de Valorização da Vida (CVV)
Horário de funcionamento: 24 horas. Atendimento pessoal, na sede do CVV (Edifício Brasília Rádio Center, Sobreloja 5), das 7h às 20h. O CVV foi inspirado no grupo Samaritanos, fundado na Inglaterra, após a Segunda Guerra Mundial, pelo sacerdote anglicano Shad Varah. Ao dar extrema-unção a uma jovem que se suicidou por pensar que tinha uma doença grave, quando na verdade estava apenas menstruada, Shad percebeu a carência de diálogo entre as pessoas. O grupo chegou em Brasília em setembro de 1979. Desde então, os voluntários se revezam durante 24 hora para atender, gratuitamente, pessoas que, em momentos difíceis, desejam desabafar suas angústias e sofrimento. O Centro também possui um trabalho de prevenção ao suicídio. Como ajudar: Os voluntários precisam ter mais de 18 anos, ter disponibilidade de quatro horas e meia por semana e participar de um treinamento, realizado duas vezes por ano. 0800 644 1401 Central de Valorização do Idoso (CVI) Horário de funcionamento: das 8h às 17h. Atendimento pessoal, no mesmo horário, na sede do CVI (Quadra 511 Norte, Edifício Bittar III, 3º andar, sala 306). Além de receber denúncias de maus tratos aos idosos, tirar dúvidas sobre aposentadoria, prestar assistência jurídica e psicológica e fornecer informações sobre grupos de terceira idade, também é um espaço para os idosos que queiram conversar.
3322-2266 Disque Direitos Humanos da Mulher
Horário de funcionamento: das 8h às 12h e das 13h às 17. Atendimento pessoal, no mesmo horário, no SRTVS, Bloco I, Edifício Palácio da Imprensa, Quadra 701, 5º andar. Pertence ao Conselho dos Direitos da Mulher do DF. Presta assistência jurídica, recebe denúncias de maus tratos contra a mulher, além de atender mulheres que desejam conversar sobre os problemas. "
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário