26.3.09

A FACE DO CRYSTAL METH (METANFETAMINA)

David Parnell shot himself while under the influence of meth.
He literally split his face in two.
He miraculously survived and is now a public speaker.
He's determined to use his second chance...

Amigos, ao visitar o Blog do compositor Gabriel O Pensador, vi um post de arrepiar. Mas não é só de arrepiar, é também de educar, de ensinar e de prevenir. Gabriel fala sobre dependência química e dá um mergulho em alguns documentários sobre crystal meth (metanfetamina) que estão na internet. Como não consigo fazer link direto para aquele post, deixo aqui o endereço da página. Quem quiser ver no Blog dele, deve clicar no link abaixo e depois ir rolando a tela até encontrar o post "O que vocês acham?", datado de 23.10.2008. Mas deixo aqui uma opção prática. Reproduzo, abaixo, os comentários dele, cumprimentando-o pela matéria e pedindo licença para aqui colocar parte dela. Mais abaixo, ao final, adicionei os quatro vídeos que o Gabriel citou ou adicionou no Blog dele.

http://bloglog.globo.com/blog/blog.do?act=loadSite&id=169&mes=10&ano=2008

"Caí por acaso nuns vídeos aqui no youtube que falam sobre a dependência a uma droga chamada crystal meth, ou metanfetamina.

Metanfetamina - (ice, speed, glass, crank): É um potente estimulante do SNC, sendo um pó branco cristalino, inodoro. Pode ser cheirado, fumado, inalado, injetado ou tomado por via oral. Produz aumento de atividades em geral, fala acelerada, insônia, diminuição do apetite. (...) seu abuso está relacionado com agressividade, violência, perda de memória, aumento da pressão arterial, taquicardia. Pode produzir estados psicóticos, inclusive alucinações. Droga presente no Brasil há pelo menos 60 anos.

Ao ver imagens com rostos e corpos de pessoas desfiguradas em poucos meses ou anos de uso, já fiquei bolado. Depois achei um vídeo sobre um caso tão surpreendente que pensei em botar no blog. Na verdade, ainda estava na dúvida, pois pretendia escrever outra coisa, mas ao ouvir o nome do sétimo filho deste suicida, decidi postar aqui sua história.

Pra quem não fala inglês, traduzo livremente o que rolou:

David, 35, casado e pai de seis filhos até então, nasceu num dia de Natal e, aos treze anos, começou a fumar maconha com seu pai, depois partiu pra várias outras drogas (estou só traduzindo, lembrem-se disso). Ao conhecer o “meth”, ou a metanfetamina, sentiu-se forte como o “superman”, sem precisar comer nem dormir... Gostou! Com o uso, passou a ter várias paranóias, escondia-se no mato e achava que todos que passavam eram policiais disfarçados querendo matá-lo. Pelo que entendi, por pouco não chegou a cometer um homicídio.

Ele via pessoas-sombra “no canto dos seus olhos”, mas olhava pro lado e não havia ninguém. Seus seis filhos morriam de medo dele. Assistiam-no brigar com a esposa. David tinha pensamentos sobre matar a família inteira. Tentou enforcar-se e quase conseguiu, mas a corda rompeu-se e, depois deste susto, chegou a ficar “limpo” por cinco meses. Voltou pro Ice e teve um surto em que disparou duzentos(!) tiros no teto de sua casa, pois imaginava ouvir pessoas andando lá em cima (se você mora num apartamento, reze para que isto nunca aconteça com o seu vizinho debaixo!).

Fevereiro de 2002. Ele já está muito mal por causa da droga e nem consegue mais ficar mais em pé. A mulher ameaça abandoná-lo e David pede a ela que fique deitada ao seu lado. Ela diz que vai ficar ali um pouquinho mas que está decidida a partir. David pega sua arma (vejam a reconstituição no vídeo, na Parte 2), ela tenta mas não consegue evitar o disparo (vejam o estrago da bala, que entrou pelo queixo e saiu pelo meio dos olhos).

Ele conta que lembra-se da sensação de sua cara explodindo, e de como segurou o rosto pelos dois lados e deitou-se no chão, pedindo desculpas à mulher e dizendo que doía demais, antes de apagar. Só acordou três dias depois.

David acredita ter estado no inferno e lembra-se da sensação de chamar por Deus no escuro – ou “nas trevas”, se assim preferirem os que acreditam em Inferno (em inglês ele disse “in the dark”) – e diz ter ouvido por lá um milhares de gritos de pessoas pedindo socorro. Assim que acordou, no hospital, rabiscou algumas palavras de medo e de gratidão pela segunda chance recebida. Negaram-lhe um espelho, mas ele pôde ver seu rosto no reflexo do vidro e assutou-se bastante (você vai ver por quê). Só sentiu que tudo ficaria bem quando viu sua mulher chegar (“ela não tinha me abandonado, ficou lá comigo”) com a notícia de que estava grávida do seu sétimo filho. Eles batizaram o bebê de --- (adivinhem!).

Um “anjo mensageiro”, segundo David, o bebê na barriga era uma mensagem de Deus avisando que tudo ficaria “OK”. Até o momento da gravação da reportagem, ele já estava livre das drogas por quase dois anos, e fazendo palestras para alertar os estudantes sobre o perigo da dependência química. Ah! Além das drogas, livraram-se das “carabinas” e (acho eu) viveram felizes para sempre! (espero que sim!)


Agora vejam os vídeos. E depois vão estudar inglês! que traduzir isso tudo foi um saco. Só fiz este sacrifício porque eu amo muito vocês e não quero ir para o inferno quando morrer, pois lá, além de muito escuro, também é muito barulhento!

p.s.: Não traduzi nada da “Part 3” do documentário"

PARTE 1 - THE FACE OF METH (CRYSTAL METH OU METANFETAMINA)

PARTE 2 - THE FACE OF METH (CRYSTAL METH 0U METANFETAMINA)

PARTE 3 - THE FACE OF METH (CRYSTAL METH OU METANFETAMINA)

DOCUMENTÁRIO "ANTES E DEPOIS" - METANFETAMINAS: